19/03/2011

REVISÕES DINÂMICAS


Revisões Dinâmicas são recursos que criei para incentivar os meus alunos a estudarem mais o conteúdo dado.Como revisão final crio atividades lúdicas, tipo gincanas, para fixar mais a matéria e unir a diversão.


A seguir algumas das revisões que realizei... outras, a medida que forem sendo executadas, aqui também postarei.

 9º ano
Orações Subordinadas.

DINÂMICA DA FARINHA
Elaborei uma folha de questões sobre o assunto. No dia estabelecido dividi a turma em duas equipes, uma de cada lado. Na hora das perguntas cada componente do grupo deveria estar de frente a outro da equipe adversária. Com as mãos na orelha, após a terceira repetição da minha pergunta deveriam bater na minha mão. O primeiro que batesse teria o direito de responder. Esse acertando, pegaria um punhado de farinha (em frente aos dois havia um balde com farinha) para tacar no outro que não respondeu ou por acaso errou ao responder.

É gratificante ver o esforço que eles tiveram em estudar realmente a matéria, tanto que ao final da dinâmica o resultado foi EMPATE.

Aqui abaixo vocês podem conferir com o vídeo que fiz da dinâmica. A foto inicial foi quando chegamos, todos limpinhos. Só não consegui tirar fotos e filmar durante a dinâmica, todos estavam muito ocupados. Depois só consegui retomar ao final, quando eles me pediram para brincar com o restante da farinha. Eu deixei, mas imaginem o resultado dessa brincadeira?! (rs)... Confira!... Depois me digam o que acharam, tá?

Dinâmica da farinha

9º ano
Figuras de linguagem
 Dinâmica dos balões


Essa dinâmica elaborei da seguinte forma:
Dividi a turma em duas equipes. Cada integrante das equipes tinha balões presos aos pés e dentro destes tinham tiras com frases ou trechos de textos em que, posteriormente, deveriam identificar as figuras de linguagem contidas ali.
Execução: Colocada uma música, começa as equipes a estourarem o maior número de balões e pegar os papeis. Ao final ganha quem pegou o maior número de papeis e fez o número de acerto nas perguntas.
É muito divertido!... E o mais importante... Eles estudam para acertar!
Dá uma conferida ai!
Dinâmica dos balões


Um comentário:

  1. essas sugestões de dinamica para os professores trabalhar com suas turmas,são muito boas pois melhora a aprendizagem dos alunos e a participação na aula fica cada vez melhor.

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...